terça-feira, 11 de maio de 2010

Amor Platônico

O amor platônico é um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas.
Há, na doutrina platônica sobre a alma, um outro elemento importante: Eros, o amor. Platão ensinava que Eros é uma força que instiga a alma para atingir o bem; ele não cessa de mover a alma enquanto essa não for satisfeita. O bem almejado é determinado pela parte da alma que prevalecer sobre as outras. Se fosse a sensual, por exemplo, a alma não buscaria um bem verdadeiro, pois procuraria a satisfação dos desejos que Platão julgava os mais baixos, como o apetite e a ganância. Segundo o filósofo, o melhor é que a alma seja conduzida por sua parte racional e que utilize a energia inesgotável do amor para se dirigir ao bem verdadeiro - que compreende a justiça, a honra, a fidelidade; em suma, as virtudes supremas.
Platão defende que o verdadeiro amor seria a afeição elevada a um plano ideal que transcende o contato físico, mas não o exclui.
Postado por: Jandir Bailoni e Laura Rossi

4 comentários:

Laura Rossi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura Rossi disse...

Então sobre o post, acho que foi a ideia, conceito que mais chegou proximo ao que eu penso sobre o amor, claro que eu mudo em algumas partes, pra mim não existe um amor verdadeiro, um amor puro, que seja como todos dizem que é o amor, o amor que existe hoje, é malicioso, sujo eu diria (com excessão de alguns claro), digo assim, eu acho que o amor platonico é o amor que existe, por que a pessoa deseja a outra, as vezes nem quer ela de verdade, mais pelo fato de desejar, luta por isso e depois acaba, o amor platonico é feito de idealizações, de fantasias, e é isso que eu acredito, e o que eu acho bom, um amor que busca a perfeição, mesmo que não exista, que prevaleça a razão acima de tudo! O desejo físico influência muito hoje, por que acredito que o amor verdadeiro seja espiritual, não carnal.

Unknown disse...

o amor platonico é o jeito mais idiota e inutil de amar alguem, apesar de aceitavel,não tem graça nenhuma amar só com o amor em si, eh necessario a paixão, e o prazer de tocar, de ter em suas mãos.

Cynthia disse...

Opiniões bem divergentes...rs
Jandir: No último parágrafo o post deixa claro, não exclui o contato físico. Será que você leu o seu próprio post?