sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SOCIOLOGIA - A UNIÃO FAZ A FORÇA

Vivemos num mundo, onde, a solidariedade humana nunca é demais, ou seja, muito pelo contrário só colabora ainda mais para fazermos de nossa humanidade muito mais solidaria. A solidariedade está altamente ligada a nós seres humanos ajudarmos uns aos outros, principalmente nos momentos mais difíceis, os quais, o próximo necessitar. Presenciamos em nossa sociedade grande parte desta solidariedade humana acontecendo nas grandes cidades e em muitas menores também. Exemplo desta grande e admiradíssima solidariedade é aquela quando milhares de pessoas se propõem a ajudar centenas de outras pessoas que por algum motivo ficaram desabrigadas, ou sem nenhum tipo de mantimento, vestimenta, enfim sem nenhum bem e apenas conseguem a sobrevivência, porque a solidariedade de muitas outras pessoas que nem ao menos as conhecem colaboraram para que estas pessoas sobrevivessem seja por motivo de enchentes, ou por algum desastre. Sem falar nas instituições que existem graças também a solidariedade destas pessoas, instituições as quais foram criadas tão somente para este fundamento ajudar pessoas carentes que não tem como e nem onde procurar ajuda para ao menos tentar lutar pela vida. Outra que auxilia bastante na solidariedade humana é a instituição ligada às crianças, que existe também em grande parte de nosso país, em vários lugares com este objetivo passar alguma forma de educação para que quando esta criança crescer possa ter algum fundamento sua vida. Portanto a solidariedade humana com certeza pode sim mudar uma nação, pois todos nós sabemos que é com união que temos a força e podemos mudar muitas coisas também ao nosso redor. Enfim se você conhece ou tem condições para poder ajudar ao próximo, seja ou não conhecido ajude, financeiramente ou não, pois certamente você não estará fazendo nada de mais e sim colaborando com o mundo que vive tornando-o ainda mais digno e o melhor muito mais solidário, ou seja, estará fazendo sua parte de ser humano, ajudando o próximo, fazendo a solidariedade e a bondade existirem.

Não espere que alguém começe, busque fazer tudo o que está a diante dos seus braços e do seu coração! Reflita! Mude!

Fonte do video: http://www.youtube.com/watch?v=n7freKm5bNs Fonte do texto: http://www.guiagratisbrasil.com/solidariedade-humana-definicao/

Postado por: Laura Rossi e Jandir Bailoni

4 comentários:

Laura Rossi disse...

Conclusão: Acho que atualmente, é muito difícil acharmos pessoas que não se importam em dar sem receber, ser solidário ao extremo. Contudo acredito que cada passo que se dá, por menor que ele seja, já conta hoje como uma forma de solidariedade. A importancia de ajudar um drogado, de conversar com ele, de não jogar uma latinha na rua, não desmatar as árvores, ajudar a quem precisa, são na minha visão formas de solidariedade. Acho que cada passo, de cada pessoa muda SIM o mundo! E mesmo não sendo totalmente solidária, vou continuar de passo em passo lutando por um mundo melhor...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jandir disse...

É... o mundo é uma caixinha de surpresas. Dentro de sua inexorável complexidade somos surpreendidos pelas simples ações humanas, somente por um objetivo em comum. Se poder-mos associar um EXPLICITO objetivo em comum (porque as pessoas nunca verão o real objetivo em comum) em todos os tipos de atividades, a solidariedade seria algo muito mais fácil e praticável(não que não seja praticável, é que as pessoas sempre arranjam algum tipo de obstáculo). De qualquer forma, qualquer complicação e obstáculo pode ser retirado ou simplesmente evitado pelo uso do bom senso.
Me parece que ao criar uma instituição pode-se juntar um maior numero de pessoas que enxergam um objetivo em comum, e que com certeza facilita na hora solidária.

Cynthia disse...

O vídeo demonstra o que ganhamos quando somos solidário, alegria de estarmos trabalhando em conjunto.
Será que percebemos que o primeiro a empurrar a árvore nem precisava que ela saísse do lugar, afinal estava a pé?
As risadas durante o trabalho e a satisfação ao final, isso foi o suficiente para todos.